Imagem capa - Saiba o que é um Elopement Wedding e algumas ideias e estilos em Portugal. por Luis Ysrael Giron Vargas

Saiba o que é um Elopement Wedding e algumas ideias e estilos em Portugal.

O QUE É ELOPEMENT WEDDING?

Em inglês, o termo “elope” quer dizer “fugir”, por isso essa proposta de casamento ganhou esta nomenclatura. A ideia nada mais é do que fazer um casamento sem a presença de qualquer convidado; somente os noivos, ou os noivos e um celebrante. Alguns casais até convidam poucos amigos ou familiares para participar do Elopement, e nesse caso passa ser um Micro Wedding. Cada vez mais os casais vem procurando realizar um casamento a dois ou renovação de votos, pois desejam uma experiência única e inesquecível sem pensar em um grande evento.


QUAIS PROFISSIONAIS NÃO PODEM DEIXAR DE CONTRATAR?

Ao pensar no Elopement, mesmo não sendo um evento mais completo com convidados, o mínimo de profissionais não podem faltar e nesse caso, não pode faltar o fotografo, alguém para fazer o cabelo e a maquiagem da noiva, vestido e roupa do noivo, buquê, celebrante e escolher um bonito lugar para fazer as fotos na hora que a noiva estará se maquiando. No entanto, se você procura algo mais estruturado para o elopement, vale a pena investir em alguns profissionais além da fotografia e maquiagem,  como assessora, cinegrafista, decoradora, florista, música, bolo.



QUANTO TEMPO DURA UM ELOPEMENT?

Essa pergunta acaba sendo muito complexa, pois vai de acordo com os profissionais contratados e estilo de elopement. Tem casais que escolhem apenas o local e trocam os votos em alguns minutos, até os estilos mais procurados e completos, que tem uma duração média de 4 horas, e dura desde o momento que a noiva está se maquiando, o encontro do casal antes de saírem para o local onde será a troca dos votos e um pequeno ensaio no local.


QUE LUGAR E ESTILO ESCOLHER PARA FAZER MEU ELOPEMENT?

Primeiro passo que sempre perguntamos aos casais que nos procuram com interesse de fazer um casamento a dois ou renovar os votos aqui em Portugal, é qual seu estilo? O que mais gostam de fazer quando estão juntos? Qual um sonho?

Portugal por ser um país pequeno, mas rico em cultura, arte e paisagens naturais, é possível fazer o elopement que você imaginar. Vamos dar algumas dicas de elopement romântico, em palácios, vinhedos e urbanos e assim vocês terem uma ideia do que mais vocês se identificam:


LUGARES PARADISÍACOS

Casar tendo a natureza como testemunha do amor, é o estilo mais procurado pelo casais mais românticos e aqui em Portugal, o que não falta são lugares lindos e inspiradores, um dos lugares muito procurados para esse tipo de Elopement é Sintra, que fica a poucos minutos do Centro de Lisboa e onde o Romantismo está em toda parte, O casal Tamires e o Rafael em sua viagem de renovação de votos optaram em se hospedar em um Hotel de Charme de mais de 150 anos, bem no Centro de Sintra (Chalet Saudade) e de lá seguiram para a paradisíaca Azenhas do Mar, que também fica em Sintra.

Já a Carmem e o Diogo, que também adoram natureza, escolheram se afastar um pouco mais e ir até a cidade de Ericeira, e trocar seus votos em cima de um penhasco e com uma bela vista para a praia no final de tarde.



PALÁCIOS E CASTELOS - ELOPEMENT DE LUXO

Também muito procurado por casais românticos, mas sempre tiveram aquele sonho de princesa. Aqui em Portugal e toda Europa, o que não falta são palácios e castelos que mais parecem ter saído de conto de fadas, A Mônica e o Simão, já moravam juntos e para oficializar alguns dias após o casamento civil, escolheram o Palácio de Monserrate para celebrar o amor entre os dois, a ideia original era ser apenas os dois, mas já que o Palácio tinha a opção de convidar alguns familiares, eles optaram e transformaram o Elopement em um mini wedding.







Já a Elaine e o Christian, resolveram renovar seus 25 anos de casados no luxuoso Palácio de Seteais, e se darem de presente esse dia de rei e rainha.

URBANO - PELAS RUAS DA CIDADE

Outro estilo muito procurado, mas nesse caso são casais mais jovens e alternativos, são os elopement urbanos pelas ruas da cidade. Por Lisboa ser uma cidade muito movimentava e com muitos turistas principalmente na alta temporada, nesse tipo de casamento lidar com imprevistos faz parte, mas também não deixa de ser uma grande experiência. A Aline e o Adler  optaram por esse tipo de elopement e não deixou de ser emocionante, fazendo com que o noivo inclusive chorasse de emoção na hora da troca dos votos. Outro casal que também optou por um elopement urbano, mas dessa vez na cidade de Aveiro, foi a Fernanda e o Elton.



VINHEDOS



Quem nunca ouviu falar no mundialmente famoso Vinho do Porto? De certeza sim. Portugal é muito famoso por seus deliciosos vinhos e também por seus lindos vinhedos, e para os casais apaixonados por um bom vinho e que gostam de lugares diferentes, casar em uma vinícola é uma ótima pedida. E foi isso que o casal Beatriz e Vinícius optaram e escolheram casar na Quinta de Alcube, em Setúbal.

TEMÁTICOS

Outra dica de elopement, são os temáticos, onde é possível realizar o sonho conforme o desejo do casal. A blogueira brasileira Bruna Pereira (blog Virei Noiva) e o Conrado, passaram por Lisboa e resolveram renovar o primeiro ano de casados, mas pelo fato da Bruna ter descendência portuguesa, o Elopement deles teve como tema os azulejos portugueses e a cerimônia foi realizada tendo como plano de fundo a ponte 25 de abril com o Rio Tejo, que são sem dúvida, um dos maiores e mais importantes símbolos de Lisboa.




E aí, gostaram das dicas e das possibilidades infinitas de fazer seu elopement, e transformar uma viagem a dois em uma experiência inesquecível? Essas foram apenas algumas ideias, pois como falamos antes, Portugal é um país pequeno, entretanto de paisagens e lugares diversos, onde a imaginação do casal não tem limite.

Seu sonho, minha inspiração!