Imagem capa - 7 motivos de escolher Portugal para seu Destination Wedding. por Luis Ysrael Giron Vargas

7 motivos de escolher Portugal para seu Destination Wedding.


Vai casar e está pensando em algo diferente? Resolveu fazer um casamento fora do país e quer entender um pouco mais o que é um Destination Wedding? Para facilitar a vida de vocês noivinhas que estão pensando em casar na Europa, preparei uma lista de 7 motivos de porque Portugal é o destino ideal par o seu casamento.


Vamos lá com a lista:


Clima




Melhor época para casamentos em Portugal é sem dúvida no verão (junho-setembro) e também nos períodos de outono (setembro-dezembro) e primavera (março a junho). Entretanto Portugal, dentre todos os países europeus é o que tem o clima mais ameno, não tendo um inverno rigoroso, (dezembro-março) inclusive alguns locais de eventos já estão adaptados para fazer casamentos até durante esse período de frio. Como é o caso da Adega Regional de Colares, em Sintra, onde é possível realizar um lindo casamento dentro da estufa de vinhos. E por ser um casamento em baixa temporada o casal pode economizar ainda um pouco mais, já que a demanda de casamentos diminui e também é possível encontrar voos promocionais nas agencias de viagens.


E nos casamentos durante o verão a vantagem é que o sol se põe depois das 21 horas, o que deixa uma luz natural perfeita para as fotografias ao ar livre e você economiza muito nos gastos com iluminação.






Profissionais


Todos nós sabemos que existem brasileiros em toda parte do mundo, e na Europa, em Portugal é onde se encontra a maior parte deles. E as diferenças entre os casamentos brasileiros e portugueses são grandes, confira nesse outro artigo do ICASEI essas diferenças https://revista.icasei.com.br/casamento-em-portugal/  

E quando você escolhe um profissional brasileiro que entenda e tenha experiência com casamentos brasileiros, tudo fica mais fácil, porém é legal que já morem no país, e inclusive se torna uma economia, já que você não precisa gastar com passagens aéreas e hospedagem desses profissionais.




Outra opção seria contratar profissionais portugueses, que tenham experiência em casamentos brasileiros, e que conseguem dessa forma se adaptar as suas exigências, a exemplo da wedding planner Olívia Pereira da empresa https://aboutevents.com.pt/, que é Portuguesa, mas fez seu curso em São Paulo e consegue encontrar e indicar os profissionais ideais para cada situação, a exemplo da mesa de doces e bem casados, onde os portugueses, não tem essa tradição, ou o bolo, que é feito por uma brasileira, já que no Brasil o bolo é um item muito importante e fica exposto junto a mesa de doces, e aqui em Portugal chega na hora do corte. Ou também o Wedding Planner Rui Mota Pinto, da empresa http://ruimotapinto.com/ que com mais de 20 anos de experiência tem em seu currículo mais da metade de seus casamentos feitos e pensados para o público brasileiro e suas exigências. Já para as noivas que querem ter um contato pessoalmente com a wedding planner, podem contactar a Simone Tostes da empresa https://www.aondecasar.com.br/, que tem experiência em diversos países e um rede de profissionais disponíveis em todos esses países para realizar seu casamento dos sonhos.




Recomendo também a vocês terem uma atenção especial na procura dos responsáveis de maquiagem e o cabelo, os músicos e os profissionais de fotografia e filmagem. Principalmente por serem profissionais mais voltado para a questão do gosto pessoal. Tente agendar uma reunião com cada um deles e conhecer melhor seus trabalhos.










Custo - Benefício


Um casamento na Europa é um luxo e sem necessariamente gastar muito. Muitos acreditam que casar na Europa sai muito caro, sabemos que com a alta do euro, realmente isso dificulta, mas por incrível que possa parecer, casar no Brasil ainda sai mais caro. E um dos fatores principais é o número de convidados, e acredito que a maior dificuldade de vocês noivinhas é a lista de convidados, onde é normal as vezes termos que convidar por formalidade ou para não criar um constrangimento em família. Já no Destination Wedding isso não existe, pois só participam aquelas pessoas que realmente fazem parte do dia a dia de vocês.




Outro ponto é que no Brasil os salões são espaços vazios e tudo é montado e estruturado ao gosto e estilo do casal. Já aqui em Portugal, muitos locais já são montados para o casamento e os valores vão aumentando de acordo com a decoração e outros itens.


A vantagem para os casamentos com menos convidados é que você pode aproveitar essa economia para pensar nos detalhes da decoração e investir em bons profissionais nas outras áreas. A exemplo da maquiagem, onde podemos indicar as profissionais D&bora Makeup Artist and Hair e a maquilhagem Carolina Ferreira, músicos e principalmente os profissionais de foto e vídeo, que vão ser os responsáveis em registrar todos os detalhes dessa experiência de casamento. Lembre-se que no caso da fotografia e filmagem, você está contratando acima de tudo o olhar desse profissional. E por ser um casamento na maioria das vezes mais intimo, a energia entre eles e você tem que ser muito boa. Uma dica é pegar pelo menos a referencia de 3 e fazerem reuniões via Skype para conhece-los melhor. E no caso de mesmo com algumas opções, ainda não tenham sentido aquela afinidade, vale a pena contratar alguém do Brasil e arcar com os custos desse profissional. Lembre-se que vocês já vão economizar em outros pontos, mas no caso do registro é tudo que vai ficar dessa experiência em casar no exterior.






Vários tipos de Casamentos


Portugal por ser um país pequeno com mar, serra, muitos patrimônios culturais, e que aliás vem ganhando vários prêmios  nos últimos anos no turismo, está preparado para todos os tipos de casamentos, desde os mais íntimos ao estilo dos Elopement Wedding, ideal para aqueles casais que não se sentem a vontade com muitos convidados e querem algo mais intimo e exótico, até os casamentos típicos de conto de fadas. Imaginem vocês noivinhas se casando em Castelos, veleiros no Rio Tejo, Vinhedos com vista para o Douro, palácios ou praias desertas na Europa.






Culinária


Outro motivo maravilhoso de se casar em Portugal é sem dúvida a culinária. Imaginem vocês proporcionarem aos seus convidados comidas que no Brasil sairia muito dispendioso como no caso de bacalhau ou um buffet mediterrâneo regado a frutos do mar e muito azeite hummmm, dá agua na boca só de imaginar. E de acompanhamento deliciosos vinhos, champanhes e espumantes portugueses. Agora imaginem proporcionar isso aos seus convidados no Brasil.





Casamento + Lua de mel


E por último, escolher Portugal para fazer seu Destination Wedding e aproveitar para estender um pouco mais a viagem e fazer sua lua de mel dentro do próprio pais e porque não aproveitar para conhecer outros países e transformar seu casamento em algo muito mais completo que apenas uma noite de festa.


Idioma

Sim, existe diferença entre o português de Portugal e do Brasil, mas nada que seja muito complicado de se entender. E no caso de um Destination Wedding é interessante pensar em você na contratação dos profissionais. ou quando conversar com um wedding Planner. O que por sinal, outro fator é a quantidade de bons profissionais brasileiros que já residem em Portugal e com vasta experiência em Destination Wedding.

Fazer um casamento a distancia já é um fator complicado, tratando em outro idioma, caso você não domine bem pelo menos o inglês, torna essa organização bem mais complexa.

E também pensando nos convidados e como eles poderiam aproveitar melhor a viagem e curtir um pouco mais o país sem muitos transtornos,  Já que estariam falando quase o mesmo idioma. Poderiam sair a noite, fazer compras, conhecer outras cidades, Com certeza seus convidados iriam amar essa experiência .    


Espero ter ajudado e caso queiram pesquisar um pouco mais, estarei disponibilizando um PDF com mais algumas dicas, lista de alguns fornecedores especializados em Destination Wedding e links de outros artigos relacionados ao tema.

Para ter acesso ao PDF mande um email para adm@luchovargasfotografia.com


Beijinhos e até a próxima.