Imagem capa - Vou casar, e agora…Quem contrato primeiro? por Luis Ysrael Giron Vargas

Vou casar, e agora…Quem contrato primeiro?


Aos noivos que estão organizando o dia mais importante de suas vidas, dos profissionais e itens de casamento, qual o grau de importância vocês atribuem ao profissional de fotografia e filmagem?


Todos nós sabemos que um casamento é realizado a partir de vários profissionais e itens (cerimonial, local, foto e vídeo, bolo, vestido, maquiador, doces, músicos, dentre vários outros). E particularmente, todos eles são essenciais para a realização de um evento tão importante, mas cada casal lista esses profissionais de acordo com uma determinada prioridade.


Algumas noivas já acionam o seu maquiador no momento que são pedidas em casamento, por tão concorridos que são esses bons profissionais e claro, toda a noiva quer se ver linda e maravilhosa no seu dia, alguns noivos já priorizam o local da cerimônia ou a igreja, outros mais animados já preferem a banda musical, alguns pensam no buffet, a noiva escolhe a dedo o vestido dos sonhos, já alguns  pensam em uma cerimônia mais intimista, por conta dos preços,, os famosos Mini Wedding , que em outros países já são bem comuns e aos poucos vem agradando cada vez mais casais do Brasil  


Tem casais que amam viajar e acabam aproveitando para fazer um Destination Wedding, casando com poucos convidados na praia ou em Castelos espalhados pelo mundo. Uma coisa é certa, na verdade, não existe o certo e errado nessa escolha, cada casal sabe o que tem mais prioridade para eles.

Entretanto, voltemos a pergunta do início do texto. Nessa lista de prioridades, independente que seja do casamento mais luxuoso ao casamento mais intimista, qual o nível de importância vocês noivos atribuem aos profissionais de fotografia e filmagem? Sabemos que para alguns casais é um dos primeiros profissionais a ser procurado, já para outros, é apenas alguém que vai registrar o momento.

Tipos de fotógrafos de casamento e a sua atuação no mercado.


Com a evolução da tecnologia e a facilidade de adquirir equipamentos semiprofissionais e profissionais, é grande o número de pessoas que se apresentam no mercado como fotógrafo de casamento, e o mais perigoso, oferecendo juntos o serviço de foto e vídeo de casamento. Todos os eventos têm suas particularidades e seu grau de dificuldade, mas com certeza um casamento é considerado o evento mais delicado e rico em rituais e detalhes que faz com que o profissional dessa área tenha que ser extremamente experiente e profissional. Vocês já imaginaram o fotografo ou cinegrafista não conseguir fazer a entrada da noiva?


O primeiro olhar do noivo? A hora da aliança? Ou acontecer algum problema com o equipamento bem no momento do sim?


Sabemos que nessa área existe todo o tipo de profissional, e por conta da diferença nos preços dos equipamentos, que infelizmente não são baratos, e também o tempo de dedicação em estudar cada vez mais através de cursos, workshops e se diferenciar no mercado, faz com que o valor de profissional para profissional mude bastante. Alguns se especializam em determinada área e se tornam referência no que faz, já outros se tornam o famoso ¨faz tudo¨ topando todo tipo de trabalho fotográfico, outros se tornam conhecidos por suas "super promoções" e pegam vários eventos num mês, as vezes até dois ou três eventos no mesmo dia, praticamente uma linha de produção. Por conta desse tipo de profissional, quantas histórias não ouvimos de fotógrafos que perdem todas as fotografias de um casamento, ou que demoram muitos meses e até anos para entregar as fotos aos clientes.

Não torne seu sonho um pesadelo.


Muitos casais economizam e se planejam por anos para a realização do grande sonho ¨casamento¨, sendo assim, não faça que esse dia se torne um pesadelo. deixando se levar principalmente pelo preço. Não contrate um profissional de fotografia e filmagem sem antes conhecer seu trabalho, sem antes observar as recomendações de outros noivos.


Já imaginaram o risco que correm ao não dar a devida importância ao profissional que tem como objetivo principal, eternizar o momento mais importante da vida de vocês?


Nós da equipe Lucho Vargas Fotografia e Mireia LLum – Film & Photo, atuando em Lisboa e toda Portugal, acreditamos que o profissional de foto e vídeo tem como fim principal, cuidar das memórias das pessoas, escrever com luz e sombra os capítulos mais marcantes da vida. Acreditamos e nos diferenciamos no mercado por acreditar que cada casal que nos procura vem carregado de uma história e emoção pessoal e que essas emoções devem ser compreendidas, registradas e eternizadas através das imagens, consideramos que cada casamento é um projeto fotográfico e cinematográfico e não apenas um simples registro.


Agora que vocês já compreendem um pouco mais o que é ser um profissional de foto e vídeo de casamento, qual a importância deles para o seu casamento?

Quem tiver interesse em seguir e conhecer um pouco mais do nosso trabalho, não deixem de nos acompanhar no SiteFacebook e no Instagram


Com informações Helena Araújo (Assistente da empresa Lucho Vargas Fotografia)