Ensaios

Marina e Fábio

Olá pessoal, nesta ocasião trago para vocês o ensaio da Marina e Fábio. Marina é conhecida no Brasil pelo seu blog  Vestida de Branco onde dá dicas e vários serviços para organização do seu casamento . Ela estava visitando Portugal e aproveitamos a oportunidade para fazer um ensaio com ela e seu marido. Vou deixar para vocês o artigo em integra que ela escreveu para seu blog. Caso queiram ler o artigo original podem ver aqui.


Voltamos de Portugal na semana passada, mas a verdade é que não queríamos ir embora de lá (ainda mais com toda a confusão da greve dos caminhoneiros que estava rolando por aqui)! Gostamos muito de tudo o que vimos por lá – no entanto, Lisboa, em especial, ganhou nosso coração! A convite do fotógrafo Lucho Vargas (e de sua querida esposa Helena), fizemos um ensaio fotográfico no coração de Lisboa – a Praça do Comércio/Terreiro do Paço. Ele registrou de uma forma incrível nossa alegria de estar lá!


Com certeza, voltamos com belíssimas recordações na mala e as fotos mostram toda a  felicidade que sentimos por fazermos esta viagem juntos. Embora esta viagem tenha vindo em um momento meio conturbado de nossas vidas, acho que ela veio justamente para mostrar o quanto a vida pode ser boa! <3


E esta experiência de fazer o ensaio fotográfico com o Lucho Vargas foi uma das melhores coisas que fizemos e, sinceramente, acho que foi bem melhor do que a experiência de fazer as fotos pré-wedding. Isso porque estávamos mais relaxados do que no ensaio pré-casamento e  estávamos curtindo a viagem. Então o clima foi muito tranquilo. Com os direcionamentos e olhar do Lucho Vargas, ficou ainda mais legal! Super recomendo fazer fotos com um fotógrafo profissional durante qualquer viagem – vai deixar lembranças lindas. Ah, o Lucho é peruano e sua esposa brasileira. Portanto, estão super acostumados a atender os casais que vão daqui pra Portugal casar ou só fazer fotos. Obrigada Lucho e Helena, por mostrarem um pouquinho de Lisboa pra gente, pelo bate-papo e pelas fotografias incríveis! Certamente será algo que ficará em nossas memórias com muito carinho!


FOTOGRAFIA DE CASAMENTO EM PORTUGAL

Para que vocês pudessem conhecer um pouco do trabalho do Lucho Vargas, fiz uma entrevista com algumas dicas sobre casamento, fotografia e ensaios fotográficos em Portugal.


Quais lugares você recomenda para fazer fotos em Portugal?


Lucho Vargas: Portugal tem uma característica diferente do Brasil – aqui temos mar, castelos, vinhedos, área urbana…No nosso caso, prezamos muito por conhecer o casal – do que eles gostam, com o que eles se identificam. Há casais que gostam de praia, enquanto outros preferem vinhedos. Eu, particularmente, gosto muito da parte urbana – a região da Alfama, por exemplo, é muito fotográfica, muito colorida. Gosto muito da luz que bate nos prédios.


Portugal também tem uma característica que difere de outros lugares da Europa: enquanto os outros lugares são todos ajeitadinhos, organizadinhos, muito perfeitinhos, aqui se respira mais vida. Para o meu gosto, recomendo a Alfama, o centro e a Rua Augusta. Isso sem desprezar as praias e os vinhedos. Tivemos uma noiva, por exemplo, que fez o ensaio em Sintra. Ela era campeã de hipismo. Depois que o cavalo dela morreu, ela desistiu de competir. O ensaio foi um dia antes do casamento, com ela vestida de noiva andando de charrete. Podemos trabalhar desde o urbano até algo mais romântico. É o casal que tem que passar esse feedback. Temos para todos os gostos.



Que dicas que você dá para os casais que estão no Brasil e desejam casar em Portugal?


Lucho Vargas: O primeiro ponto é verificar alguns itens principais como maquiador. A maquiagem é um ponto bastante complexo. Se a noiva brasileira conseguir vir algumas vezes antes do casamento pra Portugal e se ela puder fazer a prova com alguns maquiadores, pode ser uma boa ideia. Isso porque a maquiagem difere bastante do que temos no Brasil. Com relação ao wedding planner, os noivos podem contratar alguém aqui ou no Brasil. Há alguns profissionais que têm escritório em Portugal e no Brasil. Há também alguns wedding planners como o Rui Mota Pinto, que conhecem muito bem o público brasileiro. O DJ também é um ponto a ser verificado – se a noiva conseguir um profissional daqui que atenda às necessidades, ok. Senão, ela pode trazer do Brasil. Com relação à fotografia e filmagem, os noivos podem procurar profissionais brasileiros que morem aqui ou, como alguns fazem, trazer do Brasil. Só que a última opção implica em um gasto alto para pagar passagem e hospedagem. É importante conhecer muito bem quem são os profissionais e, principalmente, nunca abrir mão de um bom wedding planner. É ele quem vai administrar toda a organização, algumas vezes eles conseguem descontos e sabem sobre todos os trâmites.


Como funciona a entrega das fotos de vocês?


Lucho Vargas: Temos uma encadernadora que tem sede aqui, no Porto, e no Brasil. Então os álbuns são feitos no padrão aqui da Europa, mas entregues no Brasil.


Com relação à época do ano, há alguma que seja melhor para casamentos?


Lucho Vargas: É importante levar em consideração o orçamento do casal. O período do verão aqui é maravilhoso – às 21h temos sol. Mas em compensação, a agenda dos locais e dos profissionais é acirradíssima. Por conta disso, o preço sobe muito. E Portugal é tão diversificado que nada impede os noivos de fazer um casamento no inverno. Eles irão economizar muito mais. Fizemos um casamento que foi dentro de uma estufa, que foi uma coisa linda. Poderia, tranquilamente, ser realizado no inverno. Para aqueles  que amam vinho e que querem fazer um casamento diferente, seria possível realizar algo nesta estação, que é a baixa temporada. Até as passagens aéreas diminuem. Diferente de outros países europeus, acredito que em Portugal é possível fazer casamento o ano inteiro. O frio daqui não é tão agressivo como em outros países. Há várias casas preparadas para casamento no inverno.


ENSAIO FOTOGRÁFICO EM PORTUGAL

Confira o resultado das fotos que o Lucho Vargas fez comigo e com o Fábio em Portugal:

Casal andando em terreiro do paço
Casal andando em terreiro do paço
foto em preto e branco do casal andando em terreiro do paço
ele carregando ela em terreiro do paço
foto em preto e branco Casal andando em terreiro do paço
Casal andando em terreiro do paço
Casal andando em terreiro do paço dando um beijo
foto em preto e branco Casal andando em terreiro do paço
casal e bondinho em Lisboa
Casal andando em terreiro do paço
Casal andando em terreiro do paço e o eletrico
portrait retrato em terreiro do paço
portrait retrato em terreiro do paço
Casal correndo em terreiro do paço
Casal correndo em terreiro do paço
foto em preto e branco Casal correndo  em terreiro do paço
casal dando um beijo no Cais das Colunas Lisboa
foto silhueta de casal dando um beijo no Cais das Colunas Lisboa
foto em preto e branco no rio Tejo
foto em preto e branco do casal rindo ao lado do rio Tejo
Casal rindo ao lado do  rio Tejo e a ponte 25 de Abril ao fundo
Casal rindo ao lado do  rio Tejo e a ponte 25 de Abril ao fundo
Casal rindo ao lado do  rio Tejo e a ponte 25 de Abril ao fundo
Casal abraçados ao lado do  rio Tejo e a ponte 25 de Abril ao fundo
foto em preto e branco de um casal abraçados ao lado do rio Tejo e a ponte 25 de Abril ao fundo
Casal de beijando em Lisboa
retrato no rio Tejo Lisboa